Os Lusíadas de Luís de Camões

ilustrados por Carlos Alberto Santos

Canto X estânc. 76-91

Tétis revela ao Gama a Máquina do Mundo- no trecho mais extraordinário d'Os Lusíadas Vasco da Gama recebe dos deuses, em recompensa dos seus trabalhos, o Conhecimento e é-lhe revelado o funcionamento do Universo de acordo com o modelo ptolomaico.

ouvir óleo de Carlos Alberto Santos (colec.do artista)
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"Faz-te mercê, barão, a Sapiência
Suprema de, cos olhos corporais,
veres o que não pode a vã ciência
dos errados e míseros mortais.
Segue-me firme e forte, com prudência,
por este monte espesso, tu cos mais."
Assim lhe diz e o guia por um mato
árduo, difícil, duro a humano trato.
Tétis guia Vasco da Gama por um caminho árduo que talvez simbolize a ignorância que há a vencer para atingir o Saber.
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Não andam muito que no erguido cume
se acharam, onde um campo se esmaltava
de esmeraldas, rubis, tais que presume
a vista que divino chão pisava.
Aqui um globo veem no ar, que o lume
claríssimo por ele penetrava,
de modo que o seu centro está evidente,
como a sua superfície, claramente.
o lume claríssimo- a luz forte (penetrava no globo- isto é, era transparente).
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Uniforme, perfeito, em si sustido,
qual, enfim, o Arquétipo que o criou.
Vendo o Gama este globo, comovido
de espanto e de desejo ali ficou.
Diz-lhe a Deusa: "O transunto, reduzido
em pequeno volume, aqui te dou
do Mundo aos olhos teus, para que vejas
por onde vás e irás e o que desejas."
em si sustido- funcionando por si só, sem intervenção externa (mas talvez se refira simplesmente ao facto do globo estar suspenso no ar, sem apoio externo);
qual... o Arquétipo que o criou- igual à imagem mental (arquétipo) ou plano divino segundo o qual foi criado (a maiúscula é usada por de tratar de um plano de Deus);
transunto- cópia, modelo.
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"Vês aqui a grande Máquina do Mundo,
etérea e elemental, que fabricada
assim foi do Saber, alto e profundo,
que é sem princípio e meta limitada.
Quem cerca em derredor este rotundo
globo e sua superfície tão limada,
é Deus: mas o que é Deus ninguém o entende,
que a tanto o engenho humano não se estende"
etérea e elemental- pensava-se que o Universo tinha uma parte formada dos 4 elementos (terra, ar, água e fogo) e outra não-elemental, formada de éter (etérea);
limada- lisa e polida.
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"Este orbe que, primeiro, vai cercando
os outros mais pequenos que em si tem,
que está com luz tão clara radiando
que a vista cega e a mente vil também,
Empíreo se nomeia, onde logrando
puras almas estão daquele Bem
tamanho, que ele só se entende e alcança,
de quem não há no mundo semelhança."
segundo o modelo ptolomaico o universo era formado por onze esferas (orbes), com a Terra por centro. A esfera externa, denominada "Empíreo" era imóvel e etérea e nela estavam as almas que tinham ascendido ao Paraíso.
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"Aqui, só verdadeiros, gloriosos
divos estão, porque eu, Saturno e Jano,
Júpiter, Juno, fomos fabulosos,
fingidos de mortal e cego engano.
Só para fazer versos deleitosos
servimos; e, se mais o trato humano
nos pode dar, é só que o nome nosso
nestas estrelas pôs o engenho vosso."
divos- almas que ascenderam ao Divino, santos;
nome nosso nestas estrelas (etc...)- Tétis reconhece que os deuses do Olimpo são fabulosos e só existem nos nomes que foram dados aos planetas (aqui chamados "estrelas").
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"Enfim que o Sumo Deus, que por segundas
causas obra no Mundo, tudo manda.
E tornando a contar-te das profundas
obras da Mão Divina veneranda,
debaixo deste círculo onde as mundas
almas divinas gozam, que não anda,
outro corre, tão leve e tão ligeiro
que não se enxerga: é o Móbil Primeiro."
que não anda- a 11ª esfera (Empíreo) era imóvel;
Móbil Primeiro- a 10ª esfera, denominada Móbil Primeiro, rodava rapidamente (à razão de uma rotação por dia) e arrastava todas as outras que, assim, eram por ela movidas a diferentes velocidades de rotação (ver na estância seguinte "com este ...movimento vão todos os que dentro tem no seio").
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"Com este rapto e grande movimento
vão todos os que dentro tem no seio;
por obra deste, o Sol, andando a tento,
o dia e noite faz, com curso alheio.
Debaixo deste leve, anda outro lento,
tão lento e sobjugado a duro freio,
que enquanto Febo, de luz nunca escasso,
duzentos cursos faz, dá ele um passo."
com curso alheio- sem movimento próprio mas arrastado pelo movimento alheio (do Móbil Primeiro);
anda outro lento- referência à 9ª esfera, aquosa, chamada Cristalino, que era suposta mover-se lentamente;
enquanto Febo (etc...)- enquanto o Sol completa duzentos ciclos (isto é, em duzentos anos), o Cristalino roda apenas um grau.
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"Olha estoutro debaixo, que esmaltado
de corpos lisos anda e radiantes,
que também nele tem curso ordenado
e nos seus axes correm cintilantes.
Bem vês como se veste e faz ornado
co largo Cinto d' Ouro, que estelantes
animais doze traz afigurados,
aposentos de Febo limitados."
estoutro debaixo- a 8ª esfera (Firmamento) onde existiam as estrelas (corpos lisos);
co largo Cinto d'Ouro (etc...)- o Zodíaco com as doze constelações que são os Signos;
aposentos de Febo limitados- o Sol está em cada um dos signos durante um mês apenas.
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"Debaixo deste grande firmamento,
vês o céu de Saturno, deus antigo;
Júpiter logo faz o movimento,
e Marte abaixo, bélico inimigo;
o claro Olho do Céu, no quarto assento,
e Vénus, que os amores traz consigo;
Mercúrio, de eloquência soberana;
com três rostos, debaixo vai Diana."
Referência às 7 últimas esferas: a do planeta Saturno; a de Júpiter, a de Marte; a do Sol (o claro Olho do Céu); a de Vénus, a de Mercúrio; e, finalmente a da Lua, cujos três rostos são as três fases (ou "faces") em que está visível.
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"Em todos estes orbes, diferente
curso verás, nuns grave e noutros leve;
ora fogem do centro longamente,
ora da Terra estão caminho breve,
bem como quis o Padre omnipotente,
que o fogo fez e o ar, o vento e a neve,
os quais verás que jazem mais adentro
e tem co mar a Terra por seu centro."
nuns grave e noutros leve- uns lentos e os outros rápidos;
ora fogem do centro (etc...)- os planetas eram supostos ter órbitas circulares (na realidade são elípticas com o Sol num dos focos), excêntricas em relação à Terra. Durante o seu curso tanto se afastam muito (fogem do centro longamente), como se aproximam da Terra (ora da Terra estão caminho breve).
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"Neste centro, pousada dos humanos,
que não sòmente, ousados, se contentam
de sofrerem da terra firme os danos,
mas inda o mar instável exprimentam,
verás as várias partes, que os insanos
mares dividem, onde se aposentam
várias nações que mandam vários reis,
vários costumes seus e várias leis."
várias leis- várias religiões.
- ouça estas estâncias (mal lidas)- para estudantes estrangeiros

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