Falso Italiano- F03
    
D.LUIS 240 Reis "Italian" forgery- F03
    
120 Reis D.Luis (AFINSA 26)- O
Italian forgery- A
Italian forgery- B

Top (A and B): two well inked examples of the forgery,

Acima (A e B): dois exemplos do falso em impressão normal.

Left (C ): a dry specimen often sold as a reprint (see a genuine reprint far left),

Esquerda (C ): uma impressão com pouca tinta, frequentemente vendida como reimpressão.

120 Reis D.Luis reprint/ reimpressão- R
Italian forgery- C
 
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DISTINGUISHING CHARACTERISTICS OF THE FORGERY:

-the genuine stamp has a somewhat different print and is seemingly embossed under a lower pressure. The genuine stamp has a small white dot between the top left "0" of "120" and the "R" of "REIS" that is missing in the forgery. The forgery has a flat on the face of the "2" turned to the "0" of the top right "120" and a little repaint on the lower right side of the frame. In one of its most common avatars the forgery is a rather dry print, looking like a reprint, often with discolored vertical bands. Non-cancelled stamps have wide margins and a transparent gum.

Often seen cancelled. Seen offered as a reprint from which it can easily be told apart because all reprints have a hole to the front of the king's ear, lacking in the forgery.

CARACTERÍSTICAS DISTINTIVAS DO FALSO:

- na sua versão mais comum (figura C acima) o falso é uma impressão seca, por vezes com uma espécie de escorridos verticais mais claros, com algumas analogias com a reimpressão de 1905 mas o papel não é pontinhado e a goma é menos brilhante. No "120" da legenda superior direita, o "1" tem a cabeça mais comprida e o "2" tem uma faceta achatada virada para o zero (o autêntico é ligeiramente mais redondo). No falso existe um pequeno escorrido de tinta no canto inferior direito e frequentemente um repinte no interior do ouvido, que também ocorre em alguns selos autênticos. O original tem um ponto branco entre o "120" e o "REIS" no vértice superior esquerdo.

É por vezes vendido como reimpressão de 1905 da qual se distingue facilmente porque o cunho original sofreu uma reparação em 1867, devido à qual passou a imprimir uma cavidade circular à esquerda da orelha do rei (ver a figura R acima). Como todas as reimpressões foram batidas com o cunho original, todas têm este defeito, que falta no falso.

 

ORIGEM: Todos os selos autênticos de 120 Reis, bem como as reimpressões, foram impressos a partir de um único cunho. No entanto deve ter sido produzido um segundo cunho na Casa da Moeda, provavelmente ainda no séc. XIX, que acabou transviado e é com esse cunho que se imprime o falso dito "Italiano". O mesmo cunho imprimiu um conjunto de provas em várias cores cuja autenticidade se desconhece. Não é, no entanto, impossível que o cunho tenha sido fabricado externamente a partir do contra-cunho que desapareceu em data indefinida.

A falsificação foi notada pela primeira vez nos anos 70 do século XX e foi inicialmente chamada "falso americano".

ORIGIN: The printing die used for this forgery was manufactured from the Portuguese master die for this value, as unquestionably demonstrated a microscopic comparison of genuine stamps with the forgery. The forgery was first recognized in Portugal in the 1970s. A number of proofs of the 120reis stamp, printed in blue, red, green and other colours, exist that were printed from this die at an unknown time. At least a few are certainly very old. the authenticity of most of such proofs is doubtful.

 

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Bibliography:

Vieira, Armando "Selos Classicos de Relevo de Portugal"

mentioned in Davies, D.J. "Forgeries of Portugal and Colonies".

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Lisboa, Portugal- 2006/07/23
   
João Manuel Mimoso