BOM DIA, chamo-me João Manuel Mimoso e esta é a minha página pessoal sobre cromos.

As imagens litográficas coloridas (chamadas "cromolitografias" ou abreviadamente "cromos") surgiram na segunda metade do século XIX, numa época em que, até então, só se conhecia a impressão a uma cor (em geral negro sobre papel branco). Tal como todas as novidades tiveram grande sucesso em Portugal, onde se compravam nas papelarias ou eram oferecidos pelas casas comerciais ou eram usados como rótulos das caixas de fósforos. Em finais da década de 1920 foram introduzidos em Portugal os cromos nos envoltórios dos rebuçados (já oferecidos em Espanha desde há três décadas) e em 1952 passaram também a ser vendidos em envelopes surpresa....

-
Os cromos em envelopes surpresa foram introduzidos em Portugal pela Agência Portuguesa de Revistas em 1952. Leia aqui a sua história e veja as colecções publicadas pelas diversas editoras até 1969.
 
Os cromos de futebolistas que eram oferecidos na compra de rebuçados de açúcar são parte da memória colectiva. Leia aqui a história do industrial que mais contribuíu para a sua divulgação e veja as magníficas colecções que publicou.
 
 
 
Homepage Tabacaria- temas de cultura
   
João Manuel Mimoso