Ficção Científica em Portugal

- Colecção ANTECIPAÇÃO -

     
 

Depois de sair da Agência Portuguesa de Revistas, Roussado Pinto tentou concorrer directamente com o seu antigo empregador através de edições na Fomento de Publicações que seguiam as iniciativas de maior sucesso doutras editoras. A Colecção Robot foi uma das suas duas tentativas na Ficção Científica, tentando capitalizar num novo género cujo potencial a Colecção Argonauta da Livros do Brasil tinha demonstrado.

Após a Colecção Robot, Roussado Pinto lançou ainda uma outra colecção, chamada Antecipação que seguia o modelo da Colecção Ciência e Ficção da Agência Portuguesa de Revistas: formato maior e autores mais conceituados (ingleses, no caso da Ciência e Ficção, franceses no caso da Antecipação). No entanto, contra o preço (já considerável) de 10$00 da colecção da Agência, Roussado Pinto concorria a um preço de 15$00 com um produto que não era superior.

A colecção começou a ser publicada em 1958, terminando no mesmo ano com o nº 3.. Todos os números são hoje pouco frequentes, em particular os nºs 2 e 3, reflectindo a pouca aceitação da iniciativa.

     
 

Departamento do invisível - Jean-Gaston Vandel

Antecipação nº 1

Atentado cósmico - Jean-Gaston Vandel

Antecipação nº 2

   
 

Para além do infinito - Jimmy Guieu

Antecipação nº 3

   

 

João Manuel Mimoso, 17 de Dezembro de 2011

   
Ficção Científica em Portugal- Índice